Dia Mundial de Combate às LER/DORT: A Importância da Fisioterapia e da Análise Ergonômica do Trabalho

No dia 28 de fevereiro, o mundo volta sua atenção para uma questão crítica que afeta milhões de trabalhadores em todo o mundo: as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Estas condições, frequentemente associadas ao ambiente laboral, têm sido objeto de preocupação crescente devido ao seu impacto na saúde e produtividade dos trabalhadores. É nesse contexto que se insere o Dia Mundial de Combate às LER/DORT, uma iniciativa global para conscientizar sobre esses problemas e promover ações para preveni-los e tratá-los.

O Que São LER/DORT?

As Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho são termos que se referem a um conjunto de condições de saúde que afetam os músculos, tendões, nervos e outras estruturas do sistema musculoesquelético. Estas lesões e distúrbios são frequentemente causados por movimentos repetitivos, posturas inadequadas, esforço excessivo e fatores ergonômicos inadequados no ambiente de trabalho. Entre os exemplos mais comuns estão a tendinite, a bursite, a síndrome do túnel do carpo e a lombalgia.

O Dia Mundial de Combate às LER/DORT surgiu como uma resposta ao crescente reconhecimento da importância de abordar os riscos ergonômicos e os problemas de saúde ocupacional associados ao trabalho. Instituído para aumentar a conscientização e promover a prevenção e o tratamento dessas condições, o dia 28 de fevereiro é uma oportunidade para destacar a necessidade de medidas proativas para proteger a saúde dos trabalhadores.


A Importância da Fisioterapia no Tratamento de LER/DORT

A fisioterapia desempenha um papel crucial no tratamento das LER/DORT. Por meio de técnicas especializadas, o fisioterapeuta pode ajudar a aliviar a dor, restaurar a função comprometida e prevenir recorrências. Além disso, a fisioterapia desempenha um papel importante na educação do paciente sobre técnicas de ergonomia adequadas e na modificação de comportamentos para prevenir lesões futuras.


A Contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

Uma das ferramentas mais importantes para prevenir as LER/DORT é a Análise Ergonômica do Trabalho, conforme estabelecido pela Norma Regulamentadora 17. Esta análise visa avaliar as condições ergonômicas do ambiente de trabalho e propor medidas corretivas para garantir a segurança, o conforto e a eficiência dos trabalhadores. A implementação das ações previstas na AET pode trazer uma série de benefícios para a empresa e seus funcionários.

No Estado da Bahia, o SESI oferece serviços especializados em Análise Ergonômica do Trabalho, visando auxiliar as empresas na adequação às exigências da NR 17 e na promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Com uma equipe de profissionais qualificados em ergonomia, o SESI presta consultoria técnica para identificar e corrigir problemas ergonômicos, contribuindo para a redução do número de acidentes e doenças ocupacionais.


Benefícios da AET

A implementação das ações previstas na Análise Ergonômica do Trabalho pode trazer uma série de benefícios para as empresas, incluindo melhoria nas condições de trabalho, organização da produção, redução do número de afastamentos por doenças osteomusculares, redução de acidentes e autuações da Fiscalização do Trabalho. Além disso, a AET pode contribuir para aumentar a produtividade e a satisfação dos trabalhadores, criando um ambiente de trabalho mais saudável e eficiente.

O Dia Mundial de Combate às LER/DORT é uma oportunidade para destacar a importância da prevenção e do tratamento dessas condições de saúde ocupacional. A fisioterapia e a Análise Ergonômica do Trabalho desempenham papéis fundamentais nesse processo, ajudando a proteger a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e a promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Com serviços especializados em Análise Ergonômica do Trabalho oferecidos pelo SESI, as empresas têm acesso a soluções eficazes para identificar e corrigir os riscos ergonômicos em seus locais de trabalho, contribuindo para a redução do número de lesões e doenças ocupacionais.

Portanto, neste Dia Mundial de Combate às LER/DORT, é fundamental reconhecer a importância da fisioterapia e da Análise Ergonômica do Trabalho como ferramentas essenciais na promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho. Ao investir na prevenção e no tratamento adequado dessas condições, as empresas não apenas protegem seus trabalhadores, mas também promovem a produtividade, a qualidade de vida e o bem-estar de todos os envolvidos.

InstagramFacebookLinkedIn

SAC SESI (71) 3255-6500

sacsesi@sesibahia.com.br