Dia Mundial do Rim: Dicas do SESI Saúde para manter os rins saudáveis


No dia 14 de março, celebramos o Dia Mundial do Rim, uma data para refletir sobre a importância da saúde renal e se informar sobre como cuidar desse órgão vital para o nosso bem-estar. Confira neste artigo informações valiosas que o SESI Saúde traz para beneficiar as práticas saudáveis adotadas na sua rotina diária.

Os rins desempenham funções essenciais para o funcionamento do nosso corpo, como:


Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, estima-se que no Brasil mais de dez milhões de pessoas tenham a doença renal crônica e desses, 90 mil estão em diálise, número que cresceu mais de 100% nos últimos dez anos. Destaca-se ainda que a doença renal crônica está associada a duas outras doenças de alta incidência na população brasileira: hipertensão arterial e diabetes.


Com base neste alerta, listamos algumas práticas essenciais para manutenção da saúde dos rins, confira!


Hidratação Adequada: Beba água regularmente ao longo do dia, mesmo quando não estiver com sede, para garantir a hidratação adequada e auxiliar o trabalho dos rins na remoção de resíduos e toxinas do corpo.


Alimentação Balanceada: Consuma uma dieta equilibrada com variedade de frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras. Lembre-se de reduzir a ingestão de sal e o consumo de alimentos processados, pois o excesso de sódio pode aumentar a pressão arterial.


Mantenha um Peso Saudável: Busque um estilo de vida saudável, aliando a alimentação à prática regular de atividades físicas, para manter um peso adequado e reduzir o risco de problemas que comprometam a função dos seus rins, como a hipertensão e o diabetes.


Controle da Pressão Arterial e do açúcar no sangue: Além dos hábitos citados acima, quando indicado, utilize as medicações prescritas por seu médico para controlar adequadamente a hipertensão e o diabetes.


Evite o Uso Excessivo de Medicamentos: Evite a automedicação, utilize medicamentos e suplementos apenas quando prescritos.


Evite o Excesso de Álcool: Consuma álcool com moderação, pois o abuso pode sobrecarregar os rins e comprometer sua função.


Não Fume: O tabagismo é prejudicial à saúde renal, portanto, buscar ajuda para parar de fumar é essencial para proteger os rins.


Realize Exames Médicos Regularmente: Realize consultas e exames de rotina, como os de sangue e urina, regularmente para monitorar a saúde dos rins e detectar qualquer problema precocemente.


Ao seguir essas dicas, você estará cuidando da saúde dos seus rins e garantindo uma vida mais saudável. Conte também com os profissionais do SESI Saúde para fornecer suporte e orientação adicional, sempre que necessário. Conheça nossos serviços!


InstagramFacebookLinkedIn

SAC SESI (71) 3255-6500

sacsesi@sesibahia.com.br