Notícias

SESI Bahia amplia serviços na área de saúde

Proposta é oferecer um serviço de qualidade com foco em promoção da saúde voltado para os trabalhadores da indústria e o público em geral.

Há mais de 70 anos como referência no atendimento do trabalhador da indústria e mais de 1,2 milhão de atendimentos em saúde, em 2018, o SESI Bahia está ampliando sua atuação para outros públicos e novos serviços. Além de odontologia, consultas clínicas, exames de apoio diagnóstico, inclusive laboratoriais, a instituição também passa a oferecer atendimento nas áreas de nutrição, fisioterapia e avaliação física.

“A ideia é dar acesso para que as pessoas possam cuidar da saúde de forma integral. Consultas e exames sozinhos não garantem saúde. Por isso, estamos direcionando nossas ações para prevenção, atenção e cuidado”, ressalta a gerente de Saúde Ocupacional do SESI, Cristina Pacheco.

Equipes qualificadas e técnicas avançadas são oferecidas nos serviços de odontologia do SESI Bahia — Foto: Valter Andrade/Coperphoto/Sistema FIEB

A filosofia de atendimento do SESI Bahia está alinhada com o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), que define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

“O estilo de vida responde por mais de 50% do estado de saúde do indivíduo. Ao oferecer ao público novos atendimentos na área de saúde, a nossa ideia é dar suporte ao indivíduo para que ele seja gestor da sua saúde”, explica Cristina Pacheco.

Um dos pilares importantes para um estilo de vida mais saudável é a alimentação, que ainda é um desafio para muitas pessoas. Por isso um dos novos serviços oferecidos é o acompanhamento nutricional. Em uma consulta detalhada, os profissionais do SESI elaboram uma estratégia personalizada para que o paciente possa alcançar os objetivos traçados.

“Nesta consulta o nutricionista avalia o indivíduo, os seus hábitos alimentares seu histórico clínico familiar com foco na prevenção de doenças crônicas, faz além de fazer a avaliação antropométrica com as técnicas de bioimpedância ou pregas cutâneas e prescrever um plano alimentar individualizado”, detalha a gerente de Promoção de Saúde do SESI, Luísa Lima.

SESI oferece à comunidade centros esportivos onde é possível praticar várias modalidades de atividade física — Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

Outro fator que impacta na melhoria da saúde é a atividade física adequada à condição de saúde de cada um. Por isso, quem busca apoio nesta área conta com os profissionais de educação física do SESI, que avaliam o seu histórico médico e a condição física para prescrever planos de exercícios customizados, de acordo com os objetivos desejados.

Além disso, o SESI conta com estrutura e equipe qualificada para a prática de atividades físicas e esportivas. Localizados em Salvador, Simões Filho, Feira de Santana e Valença, os Centros Esportivos do SESI oferecem diferentes modalidades como natação, hidroginástica, pilates, treinamento funcional, futebol, futsal, handebol, basquetebol, voleibol, artes marciais, danças e academias.