Prótese

É a especialidade responsável pela reabilitação das estruturas dentárias perdidas, quando há grande perda de estrutura dentária e não é possível realizar restaurações ou quando há perda de dentes. Assim, são confeccionadas próteses dentárias, que são elementos artificiais feitos para substituir as estruturas dentais perdidas com o objetivo de restabelecer a mastigação e a estética.

Prótese Fixa

Utilizada para reconstituir grande parte da estrutura dental que foi perdida, são fixadas nas raízes ou nas estruturas da coroa dentária remanescente. Temos como exemplo as coroas de porcelana.

Próteses Parciais Removíveis

Possuem uma estrutura metálica com dentes em acrílico em sua estrutura e grampos que se apoiam em dentes permanentes para se manterem estáveis durante o uso, mas apresentam a possibilidade de serem removidas a qualquer momento. Confeccionada quando há perdas parciais de elementos dentais nas arcadas. Possui boa eficiência mastigatória.

Prótese Total (Dentadura)

Estrutura acrílica confeccionada para substituir todos os dentes perdidos de uma arcada. Possui boa eficiência mastigatória.

Prótese sobre Implantes

Confeccionada sobre implantes dentais instalados e possuem excelente eficiência mastigatória. Vantagens: liberdade total para mastigar qualquer tipo de alimento; liberdade total para falar, rir e se expressar sem aquela preocupação de “desprender” a prótese da boca e passar por constrangimentos; conforto máximo na utilização das mesmas, devido ao fato desta a prótese total não necessitar ocupar o céu da boca e não ficar se mexendo dentro da boca; perfeita estabilização e fixação das próteses totais inferiores, pois as mesmas são fixas através dos implantes, eliminando aquele antigo problema de não conseguir fixá-las e estabilizá-las devidamente.