Periodontia

É a especialidade que cuida da saúde das estruturas de proteção e sustentação dos dentes (gengivas, ligamentos e osso alveolar). Inflamações na gengiva, com inchaço e sangramento, podem incomodar bastante o nosso dia a dia. Em algumas pessoas esta inflamação pode se estender para o osso e ligamentos que sustentam o dente, levando à destruição destes tecidos. No SESI você pode contar com a terapia fotodinâmica adjuvante ao tratamento periodontal, utilizando o laser de forma inovadora para potencializar a desinfecção das regiões inflamadas e eliminação de bactérias mais resistentes.

Tratamento Periodontal

O tratamento da periodontite é feito pela raspagem com instrumentos manuais ou ultra-sônicos, da superfície dentária e embaixo da linha das gengivas, para remover a placa bacteriana, o tártaro e tecidos infectados. Podem ser necessárias cirurgias para melhor acesso às áreas afetadas, assim como cirurgias para melhor regeneração e cicatrização destas estruturas. O tempo e o resultado do tratamento dependem do grau da doença, porém, todos os pacientes necessitam de uma agenda contínua de manutenções, para evitar a reinfecção.

Gengivoplastia

O excesso de gengiva aparente no sorriso causa uma percepção visual que, frequentemente, incomoda os pacientes e gera constrangimentos, fazendo com que estes passem a limitar suas expressões faciais. É possível tratar estas alterações estéticas com cirurgia plástica gengival, de forma rápida e definitiva. A técnica pode envolver desde a simples correção da gengiva mais aparente até a remodelação óssea ou o ajuste do funcionamento dos músculos responsáveis por levantar o lábio superior. A escolha da melhor forma de resolver esse problema depende de uma avaliação individualizada.

Peeling Gengival

Assim como acontece na pele, as gengivas também podem apresentar manchas escuras devido a um acúmulo de melanina, o pigmento responsável por dar cor à pele, aos olhos e aos cabelos. Embora geralmente não estejam relacionadas a problemas de saúde, essas manchas quebram a harmonia do sorriso e podem incomodar o paciente.

Nesse caso, é possível removê-las por meio do peeling gengival, um tipo de especial de gengivoplastia que consiste na descamação da camada mais superficial da gengiva com o uso de instrumentos.

Enxertos Gengivais

O deslocamento da gengiva, conhecido como recessão ou retração gengival pode causar incômodo pela estética e até mesmo pela sensibilidade dentinária. As recessões gengivais podem acontecer até mesmo em pessoas com bons hábitos de higiene e uma boca saudável. O problema é bastante comum e envolve a contração da gengiva em direção à raiz do dente, o que deixa a porção mais interna da raíz do dente exposta. O tratamento para recessão pode envolver enxertos gengivais e cirurgias plásticas que reposicionam a margem da gengiva na altura adequada.