Ortodontia

Especialidade que corrige as posições dos dentes quando estão tortos ou não se encaixam corretamente. Dentes mal posicionados dificultam a higiene adequada e causam estresse aos músculos de mastigação, o que pode levar a dores de cabeça, disfunções na articulação da mandíbula e dores na região do pescoço, ombros e das costas, além de prejudicarem a aparência do sorriso. O tratamento proporciona, além da saúde, uma aparência melhor. O ortodontista é o especialista que pode avaliar qual tratamento ortodôntico é o mais adequado para você, a partir do seu histórico dentário completo, exame clínico, radiografias, moldes de gesso e outros instrumentos que irão auxiliar no diagnóstico correto.

Alinhadores Transparentes

São dispositivos utilizados para movimentar os dentes e permitir seu melhor posicionamento e encaixe. A tecnologia destes alinhadores permite que, desde o início do tratamento, o paciente consiga ver como ficará a posição dos dentes no final. Eles proporcionam um tratamento ortodôntico confortável, com excelente estética - quase imperceptível e em um menor tempo que os aparelhos convencionais. Possuem ainda a vantagem de serem facilmente removíveis para realizar as refeições e a higienização. Ideal para quem busca discrição para corrigir o sorriso, ideal para pessoas exigentes, que prezam pela aparência impecável, ideal para pessoas que a profissão exige maior cuidado com a estética.

Aparelhos Estéticos

O aparelho fixo estético é apenas uma variação do tradicional metálico, já muito conhecido. Ele possui as mesmas recomendações para corrigir a maior parte dos desalinhamentos e qualquer pessoa pode optar por esse modelo. Benefícios: Peças bem discretas, transparentes, mais higiênicas, confortáveis e design que deixa o sorriso à mostra e bonito, quase invisível, peças transparentes, que não sofrem alteração de cor, não é visto a uma distância superior a 1 metro, maior conforto, peças com contornos arredondados e altamente polidas, se acomodam melhor ao fechar a boca, peças menores e com perfil mais fino e baixo, levantam menos os lábios, design do bracket possibilita uma melhor limpeza já que não tem sulcos.

Aparelhos Autoligados

São um tipo de aparelho fixo cujo bráquete possui um encaixe que prende o fio ortodôntico, não necessitando assim das borrachinhas que o aparelho tradicional utiliza. Vantagens: Menor tempo na movimentação em relação a aparelhos convencionais, pois não tem atrito das borrachinhas; menor força exigida para movimentação dentária; maior conforto durante o tratamento por ter uma ativação menos dolorosa; menor número de visitas ao dentista para manutenção; mais higiene.

Aparelhos Fixos Convencionais

São os mais conhecidos e indicados para diversos tipos de correções dentárias. O aparelho é composto por bráquetes que ficam colados aos dentes por meio de uma substância adesiva ou cimento, e por um arco que serve de guia para a correção, além das borrachinhas utilizadas para prender o fio em cada bráquete.

Ortopedia Funcional dos Maxilares

Utiliza aparelhos removíveis para devolver a harmonia do contorno dos arcos dentários. Os aparelhos móveis e soltos dentro da boca, agem na parte superior e inferior para exercer uma força passiva e de pequena intensidade, que apenas estimula os nervos sensoriais de modo que o próprio sistema responda com a remodelação das estruturas ósseas e musculares. Este tratamento é mais indicado para crianças ou adolescentes, pois nesses pacientes ainda haverá crescimento ósseo, e dessa forma os estímulos gerados podem influenciar o desenvolvimento correto do sistema bucofacial.